quarta-feira, 7 de junho de 2017

O que as crianças aprendem brincando

⇨Brincar estimula o desenvolvimento emocional e social

Um grande benefício do brincar é que ele ajuda as crianças a trabalharem eventos emocionais difíceis.  Muitas das vezes elas escolhem temas sobre os quais buscam ganhar controle, como quando elas reencenam um conflito ocorrido com um amigo.

Esse tipo de brincadeira, muito frequente entre as crianças permite suspender a realidade e reconhecer que as coisas nem sempre são o que parecem ser.  Quando conseguimos pensar sobre lugares e histórias criadas por nossas mentes em vez de estritamente sobre o que podemos tocar, ou segurar desacoplamos o pensamento da percepção e começamos a construir mundos interiores.  Dessa forma as crianças podem manobrar o fluxo dos eventos da maneira que desejarem e também expressar as coisas sobre as quais ainda não têm capacidade de falar com adultos.

Por meio do brincar, as crianças desenvolvem habilidades que permitem que elas lembrem de fatos, usem símbolos, criem regras, dirijam suas brincadeiras e usem a imaginação.  É daí que surgem uma linguagem mais rica, enredos de histórias, a memória, o poder de concentração e o planejamento.

Na junção em que o social encontra o intelectual, crianças felizes se tornam crianças inteligentes e aprendem a lidar com sentimentos, a fazer do mundo grande e confuso um mundo pequeno e manejável; sabendo dar a vez ao outro e a cooperar uns com os outros.



Adriana Jatobá


Nenhum comentário:

Postar um comentário